Engajamento comunitário constrói praças de lazer

Engajamento comunitário constrói praças de lazer

Escrito em 08/06/2020
Revista Minérios


Desde 2014 o Projeto de Educação Ambiental é desenvolvido pela Imerys Rio Capim Caulim, localizada na Vila do Conde, Barcarena (PA), pelo Departamento de Comunicação & Relações com a Comunidade. 

O Projeto tem o objetivo de realizar ações socioeducativas, por meio de um processo participativo, sobre questões ambientais, visando informar e capacitar a população da área de influência da Imerys. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, partindo de um diálogo junto as comunidades.

Estas frequentemente apresentavam como pauta das reuniões a ausência de espaços/atividades de lazer para as crianças. O que acabava por contribuir para tempos de ociosidade longos e maior vulnerabilidade social nestas localidades.

Embalado em uma pegada ecológica, surgiu a ideia das praças sustentáveis. Sendo estas todas construídas com matérias que teriam como destino final o lixo, diminuindo o resíduo produzido pelas comunidades, agregando novos valores aos resíduos, fomentando, incentivando e contribuindo para a consciência ambiental e a sustentável.

A Imerys Rio Capim Caulim faz parte do grupo francês Imerys, presente em mais de 50 países, em todos os continentes. No Pará, possui duas minas de extração de caulim (RCC e PPSA) que lhe garantem o destaque de ser a maior beneficiadora desse minério no mundo. Com foco voltado para o desenvolvimento de novos negócios que tenham como base o caulim, a Imerys Capim está atenta às necessidades do mercado para propor soluções inteligentes e sustentáveis.

Atuação comunitária

Nas operações da Imerys Capim, o minério é extraído de duas minas em Ipixuna do Pará que fica às margens do Rio Capim. O caulim é transportado por minerodutos até Barcarena, onde é beneficiado e embarcado no porto privado. A maior parte do minério tem como destino o mercado internacional.

A companhia preza pela qualidade e segurança dos seus processos, geridos por um Sistema de Gestão, baseado nas normas ISO 9001:2008 e 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. Gerenciar a expectativa das comunidades vizinhas a suas operações industriais e de mineração é um fator social fundamental para o cumprimento dos objetivos corporativos. Transparência, abertura e diálogo formam a base das relações construtivas que busca construir.

Dentro deste quadro, a empresa desenvolve três projetos na região de influência: Desenvolvimento econômico local (projetos de geração de renda e o desenvolvimento de fornecedores locais, como forma de impulsionar a economia nas áreas em que atua); Educação formal e formação profissional (ferramentas necessárias para o desempenho, progresso, independência e sucesso das comunidades); e Reflorestamento (Projeto “Programa de recuperação de áreas degradada”).

A Imerys atua por meio de seus projetos sociais em 19 comunidades na região de Barcarena e de Ipixuna no Estado do Pará. As praças são espaços públicos onde o lazer, a diversão e o esporte não apenas proporcionam a integração das famílias e das comunidades, mas também contribuem para a qualidade de vida e a redução dos níveis de violência. Tendo em vista que, esse tipo de espaço não existia no distrito de Canaã, foi pensando junto com os comunitários que se deu início ao planejamento e construção do primeiro espaço de lazer público desta comunidade.

Todos os materiais utilizados na construção da praça de Canaã, foram doados pela Imerys e comunitários que se engajaram no projeto e construíram o primeiro espaço de lazer gratuito e com disponibilidade de acesso para todos. Localizado nas proximidades da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Canaã, oportunizou um espaço seguro para as crianças e ao alcance dos olhos dos pais enquanto aguardam.

No trabalho desenvolvido percebeu-se a força de transformação que uma comunidade pode exercer sobre o ambiente em que está inserida. Para tal, foi necessária uma iniciativa da empresa, na qual fez-se a escuta e discutiu-se junto a comunidade de que forma realizá-la. Com os recursos que dispunham naquele momento, o que poderia ser feito. E em parceria com a Imerys, foi possível a concretização do 1º espaço de lazer da comunidade.

 Após a finalização do projeto outras comunidades replicaram a iniciativa. Atualmente, estes espaços estão sempre cheios de crianças e familiares. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e aumento da conscientização ambiental nas comunidades em que a Imerys está presente.  Também se colocou em prática a orientação quanto a destinação correta dos resíduos produzidos. Além da reutilização por meio da reciclagem e potenciais fontes de geração de renda. Promovendo e fomentando o desenvolvimento sustentável.

AUTORA



Adriana Corrêa, analista de projetos sociais