Saúde 4.0 - QR Health Card dá resposta rápida para emergências

Saúde 4.0 - QR Health Card dá resposta rápida para emergências

Escrito em 01/06/2020
Revista Minérios


Sebastião Costa Filho, diretor-presidente; Claudio Reis, gerente geral; Juliano Dalla Rosa, gerente de saúde e segurança do trabalho; Paulo Henrique da Costa, médico do trabalho; Kheron Soares, enfermeira do trabalho; Christiano Ferreira, engenheiro de segurança do trabalho, e Mauricio Oliveira, presidente Cipamin (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração) – todos da ArcelorMittal Brasil - Mina de Serra Azul – apresentam o trabalho “Saúde 4.0 - QR Health Card resposta rápida para uma Emergência”.

 

As certificações pela OHSAS 18001:2007 e ISO 14.001:2015, somados a uma Gestão de Saúde e Segurança, fazem da Mineração Serra Azul uma referência dentro do Grupo ArcelorMittal.

É com a saúde, a prevenção de acidentes e o bem-estar dos profissionais que a área de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) se preocupa. E além de beneficiar os empregados, as atividades executadas pela equipe da área também protegem clientes, fornecedores e público, ou seja, todas aquelas pessoas que podem ser impactadas pelo que acontece na empresa.

Com uma estrutura bem definida, a gestão ocupacional estratégica baseia-se em um conjunto de regras, ferramentas e procedimentos com o propósito de eliminar, neutralizar ou reduzir lesões e danos decorrentes das atividades laborais.

Dentre as ferramentas da gestão ocupacional estratégica, uma das principais é a gestão de riscos, que atua com foco no reconhecimento dos perigos, na classificação dos riscos e na prevenção de acidentes.

 Atualmente, o Sistema de Gestão de SSO está baseado em normas internacionais, tais como OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Services) 18001, fornecendo orientações e subsídios para a construção da Política de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional.

Agilidade na emergência

Primeiros socorros é o cuidado imediato a alguém que tenha sofrido um incidente, com a finalidade de preservar a vida, promover a recuperação ou prevenir que o caso se agrave. Portanto, trata-se de uma atenção rápida, imediata a uma pessoa que pode estar em perigo de morte, realizando tais cuidados para manter as suas funções vitais e reduzindo seus agravos até que a vítima receba atendimento de emergência adequado. 

É muito importante em um atendimento conhecer o histórico de Saúde de um acidentado (caso seja possível). Com estas informações consegue-se solicitar até mesmo um resgate especializado/diferenciado (equipes treinadas e ambulâncias equipadas) enquanto os procedimentos básicos são realizados.

Este pré-atendimento tem fundamental importância, evita complicações futuras e pode até salvar vidas. Lembrando que é de suma importância, após a realização do primeiro atendimento, solicitar ou encaminhar a vítima para avaliação médica.

Baseado neste contexto de primeiro atendimento, informações rápidas e precisas, a Medicina Ocupacional juntamente com a Segurança do Trabalho, CIPAMIN, RH e Brigadistas da unidade, desenvolveram o chamado “QR Health Card” cujo trabalho tem como objetivo a elaboração de um cartão individual, com a inclusão de um QR Code contendo informações de saúde que sejam de fácil acesso em qualquer situação de incidente, urgência/emergência por meio de leitura da câmera do celular, tablet ou outro meio, dando transparência, precisão e agilidade à informação.

A metodologia envolve parametrizar informações de saúde criando um padrão de dados que possam ser consultados através de uma base de dados on line. O público alvo são todos os empregados da ArcelorMittal Mineração Brasil.

Implantado em março de 2018, o Código QR (sigla do inglês Quick Response, reposta rápida em português) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente “escaneado”, usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. 

Após pesquisa e desenvolvimento do sistema para elaboração de banco de dados e criação do cartão, foram inseridos no QR Code informações necessárias para consulta quando da ocorrência de um incidente, urgência/emergência e de forma rápida e precisa.

Foram alinhados os seguintes parâmetros: tipo sanguíneo, uso de medicação, hipertensão, diabetes, cardiopatia, dislipidemia, desmaios,  alergia, tabagismo, faz uso de bebida alcoólica, brigadista, plano de saúde, contato para emergência e observação (campo livre),, entre outros itens.

 Elaborado nos moldes do cartão já usual da ArcelorMittal e de porte obrigatório conforme procedimento interno, este ficou de fácil visualização, atende  aos processos de comunicação da empresa e também ao projeto do QR Health Card.

O cartão funcional com o QR Code permite também a verificação dos treinamentos operacionais e Segurança do Trabalho de todos os empregados, além dos objetivos e metas e a política de SSO da ArcelorMittal Mineração Serra Azul.