ABB e Nexa Resources firmam parceira para transformação digital

ABB e Nexa Resources firmam parceira para transformação digital

Escrito em 28/07/2020
Redação MM


AABB foi selecionada para ser parceria da Nexa em um ambicioso programa de transformação digital da companhia na América Latina. O primeiro passo será a modernização das instalações de mineração e de processo de fundição da empresa já existentes no Brasil e no Peru, que serão a base de uma operação digitalizada.

Alinhada com o Plano Diretor de Automação e Informação (PDAI) da Nexa, o contrato de cinco anos será aplicado às plantas de mineração e de fundição (smelting) no Brasil e no Peru, locais em que a ABB irá instalar o ABB Ability System 800xA, a mais poderosa plataforma de automação Distributed Control System (DCS) do mercado. Essa tecnologia é a base para a transformação digital e servirá como uma plataforma de operação comum que suportará as atualizações tecnológicas à medida que as plantas avançam no processo de digitalização (Digital Mines).

"Um dos principais ganhos imediatos será a segurança dos funcionários, porque a moderna plataforma de automação permite monitoramento e controle remoto. A plataforma também aumenta a produtividade ao utilizar técnicas modernas de controle e gerar valor para a companhia e comunidade local", disse Marcos Hillal, Global Product Line Manager Automation & Digital para Mineração, Alumínio e Cimentos na ABB. "Como parte da jornada, nós estamos fornecendo para a Nexa um treinamento completo e plano de comunicação para apoiá-los nesta transição."

Além de automatizar os sites já existentes, a ABB será responsável pela entrega das plataformas de automação nos sites de Aripuanã, o novo investimento para ampliação da Nexa no Brasil.

O projeto Aripuanã é de extração polimetálica de zinco, chumbo e cobre, localizado próximo à cidade de Aripuanã, no estado do Mato Grosso. Trata-se de uma planta greenfield, na qual a Nexa está investindo em infraestrutura para as operações, envolvendo a ABB desde o início. Neste projeto, a ABB irá entregar soluções de automação que resultam em altos níveis de produtividade, segurança e economia em custos. 

O escopo inclui uma plataforma abrangente de automação, com base no ABB Ability System 800xA, e equipado com soluções ABB Ability MineOptimize, tais como o Minerals Process Control Library, Power Control Library e Integração de Câmeras do Processo (CFTV). Juntos, eles farão de Aripuanã uma das operações mais modernas do Brasil, afirma a ABB.