Manutenção eletromecânica com planejamento e qualidade

Manutenção eletromecânica com planejamento e qualidade

Escrito em 21/07/2020
Redação MM

O ano de 2019 foi importante para a CBSI, dada a expressiva participação na Reforma do Alto Forno 3 da CSN, em Volta Redonda (RJ).

A empresa, que é especializada em soluções em serviços de infraestrutura, executou inúmeros serviços nesta reforma, dentre eles a troca da lança do stacker reclaimer do pátio de matérias-primas. Todo o serviço foi realizado com total segurança por um time de 35 pessoas, em um prazo arrojado, demonstrando domínio técnico da empresa para execução de projetos de alta complexidade em equipamentos.


Uma especializada equipe de planejamento entendeu as necessidades e as interferências com a produção do cliente, realizando um diagnóstico preciso das reais condições do equipamento e da infraestrutura de apoio. Amparados por diretrizes sólidas de segurança, o cumprimento rigoroso do cronograma foi priorizado, pois havia urgência na retomada do equipamento.
A nova estrutura, fabricada inteiramente pela própria equipe da CBSI, ocorreu em apenas cinco dias. Seguindo o mesmo ritmo, a
montagem precisava ser realizada dentro do prazo de 48h. Prazo este cumprido com total sucesso.

O ambiente do pátio exigiu cuidado redobrado, pois em paralelo à substituição da lança, outras atividades permaneciam sendo realizadas dentro da rotina, e não poderiam ser impactadas. A desmontagem envolveu a estrutura de torres de apoio, com o ancoramento adequado para o momento do corte da lança antiga. Para o faceamento entre as estruturas, um ponto era primordial: o posicionamento e o nivelamento entre partes precisavam ser perfeitos.

Mais uma vez o resultado foi um sucesso. As atividades foram concluídas conforme planejado com segurança, prazo e qualidade.

Como resultado, a performance do equipamento foi ampliada, eliminando níveis de perda de matéria-prima e evitando o risco de paradas não programadas do equipamento, que é o responsável pela formação das pilhas de minério em um dos pátios da Usina.

Vale destacar que esta atividade de alta criticidade do pátio ocorreu de forma simultânea e integrada a outras frentes de reparos gerais da CBSI dentro da mesma planta, entre elas, a parada do alto forno, da aciaria, da laminação, da sinterização e da descarga de vagões.

Atualmente, a CBSI executa com os mesmos princípios de excelência, manutenções em outros equipamentos de pátio, no terminal
de carvão e minério no Porto de Itaguaí (RJ), demonstrando toda a expertise para realização de manutenção e montagem de equipamentos, transportadoras, stacker reclaimers, viradores de vagão, entre outras montagens eletromecânicas que envolvam engenharia e mão de obra qualificada.

A CBSI é uma empresa que atua em ambientes industriais, desenvolvendo serviços nos segmentos de manutenção eletromecânica, construção e manutenção civil industrial e predial, montagem e manutenção de estruturas metálicas, telhados e tapamentos, jateamento e pintura industrial, manutenção de malhas ferroviárias e pontes rolantes, recuperação ambiental de áreas degradadas e facilities. Com o portfólio especializado e de excelência, a CBSI, com suas soluções integradas
em serviços, minimiza a necessidade de diversos fornecedores, contribuindo para a redução de custos e otimização de recursos destinados aos contratos de manutenção e conservação de seus clientes.